sábado, 15 de dezembro de 2007

Facilitando a vida de seus usuarios seu site conseguira o que muitos sites nao conseguem, atrair e manter o visitante

Esse texto sera util se voce nao esta disposto a afastar os visitantes de seu site

Usabilidade também é entender a fundo o gosto do usuário
Pollyana Ferrari
A usabilidade endereça a relação entre uma ferramenta e seu usuário. Para uma produto ser útil, ele tem de permitir aos clientes completarem suas tarefas da melhor forma possível. O mesmo princípio se aplica para computadores, sites e softwares. Para esses sistemas funcionarem, seus clientes devem ser capazes de usá-los de modo eficiente. Testar um produto para ver se ele pode ser “usável é uma estratégia muito adotada nas indústrias que trabalham com eletro-eletrônicos, com produtos automotivos e também com software, que há uma década já utilizam de testes de usabilidade com usuários, colocando em endereços Web suas versões beta de programas, para que o futuro cliente use e avalie o software, antes da versão final chegar às prateleiras das lojas. No caso de sites na internet, primeiro os usuários se conectam à rede e só depois começam a testar os produtos no ar, sem ter para quem reclamar se algo não funciona. A qualidade de um sistema, que tolera os erros dos internautas e continua exibindo uma página clean, faz a diferença entre agradá-los ou frustrá-los. Pelo lado do criador do sistema, a usabilidade pode significar a aceitação ou não do produto. Em todos os casos, a falta de usabilidade custa tempo e esforço, e pode, seguramente, determinar o sucesso ou a falência de um produto. Para o pesquisador norte-americano, Michael Beckley, autor do Appian Web Personalization Report (AWPR), é possível seguir uma verdadeira receita de bolo para avaliar a usabilidade de um site. Confira nesta coluna de estréia algumas dicas simples e eficazes: 1. Aprenda com as reações do usuário Quando um internauta passa alguma informação para você, não a descarte. Acompanhe todos os registros de cliques realizados na sua página. Veja as páginas mais acessadas, descubra se seu leitor acessou alguma vez, por exemplo, sua área de e-commerce ou de downloads. A medição dos pageviews diz muito da satisfação do usuário. 2. Não coloque resistência à personalização A personalização não é um artifício ao qual os usuários estão sempre permeáveis a aceitar. Mantenha um relacionamento fiel e ativo com seu leitor. Visitante não deve preencher registros, pesquisas ou realizar qualquer ação que seja custosa logo de início. Muitos participantes potenciais poderão ficar desencorajados com essas ações em um primeiro contato. 3. Não negligencie qualquer fonte de informação Acompanhe o caminho percorrido pelo usuário por meio do clique do mouse, ou seja, o histórico do usuário, dentro do website. Avalie as preferências implícitas do usuário. Geralmente apresentadas em um formulário de pesquisa no início do relacionamento de personalização ou em respostas em fóruns ou enquetes. 4. Conquiste o usuário pelo visual A inclusão de páginas de diretórios atraentes possibilita tanto a navegação adequada do usuário como a revelação de uma série de preferências e interesses. É fácil notar a utilidade desta técnica: dos três modos pelos quais os usuários encontram a informação – clique, rolamento (scroll) e busca –, o do clique é o melhor para os conceitos de usabilidade, pois permite o entendimento exato da preferência do internauta. 5. Observe o que os usuários aprovam ou não A desaprovação de um usuário pode servir como uma boa dica de usabilidade para o que ele gosta, ou mesmo mostrar a melhor forma de reconquistá-lo. 6. Facilite a vida do usuário Na verdade, você nunca sabe quando um usuário quer expressar o que ele gosta ou não em sua página, mas é certo que alguns internautas estão mais propensos a mostrarem sua aprovação do que outros. Dessa forma, facilite a vida daqueles que querem entrar em contato com você. Crie eficientes mecanismos de atendimento ao leitor. 7. Não construa um castelo cheio de aposentos. Faça do seu site um loft Ressalte as três razões principais por que os usuários vão ao seu site, deixando-as extremamente rápidas e fáceis de serem achadas. Construa uma arquitetura de informação que faça o usuário se movimentar apenas o necessário. "Todo usuário precisa encontrar o que procura em apenas três cliques", sugere o pai da usabilidade, Jakob Nielsen. 8. Minimize seu código HTML Gasta-se muito dinheiro em ferramentas de compactação e otimização de gráficos e arquivos de áudio e vídeo, mas quase nada se fala sobre a otimização do código HTML Evite deixar linhas e linhas de "lixo" no seu código HTML. Revise-o a cada três meses, pelo menos. 9. Todo cuidado com os links Links, tanto internos como externos, ainda são os ícones mais importantes da hipermídia atual. Revise-os e deixe seu site livre de links mortos e inexistentes. Não existe nada pior, em matéria de usabilidade, do que uma URL inexistente. 10. Rapidez de um avião ajato Por que os sites mais simples em matéria de design e também os mais fáceis de se navegar são os de maiores audiência? A resposta é muito simples: Por que o modelo do Yahoo! ainda faz tanto sucesso? Pela simplicidade. O usuário gosta de encontrar fácil o que procura. Sites que carregam rápido (home-pages com 30 Kbytes) são as melhores. Compare a sua página e comece a subtrair ícones e imagens desnecessárias. Seu usuário irá agradecer.

Artigo publicado originalmente no site Cidade do Conhecimento, na newsletter Redemoinhos (nº 16 - 16 a 31 de outubro/2002)

Fonte:http://www.polipress.com.br/polipress/artigos/art03.htm


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Se esta dificil atrair visitantes, o minimo que um site deve conseguir eh nao afugenta-los

Esta ai um artigo no minimo interessante. Se ja esta bastante dificil atrair visitas tem muito site aue consegue o contrario: afugentar os visitantes. È otimo que saibam que você existe, mas se num for bom...
Leia mais clicqndo no link abaixo/
http://cristotube.blogspot.com/2007/12/garanta-novas-visitas-como-facilite.html


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